Infinite Dreams - Maior fórum brasileiro do Maiden
Bem-Vindo ao fórum Infinite Dreams, o maior fórum brasleiro dedicado a banda Iron Maiden.
Caso você ainda não seja registrado no fórum registre-se, registrando-se você terá acesso livre a todas as áreas do fórum. Mas se você já estiver cadastrado no fórum efetue o login.
Infinite Dreams - Maior fórum brasileiro do Maiden
Bem-Vindo ao fórum Infinite Dreams, o maior fórum brasleiro dedicado a banda Iron Maiden.
Caso você ainda não seja registrado no fórum registre-se, registrando-se você terá acesso livre a todas as áreas do fórum. Mas se você já estiver cadastrado no fórum efetue o login.
Infinite Dreams - Maior fórum brasileiro do Maiden
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioP.O.R.T.A.LProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Iron Maiden: por que tanta polêmica entre os fãs?

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Fernando "Ilúvatar"
ADMINISTRADOR
Fernando


Número de Mensagens : 2096
Pontos : 6939
Reputação : 16
Data de inscrição : 20/01/2008
Idade : 41
Localização : Valinor

Iron Maiden: por que tanta polêmica entre os fãs? Empty
MensagemAssunto: Iron Maiden: por que tanta polêmica entre os fãs?   Iron Maiden: por que tanta polêmica entre os fãs? Icon_minitime1Seg Ago 23, 2010 8:23 pm

Por Ronaldo Costa | Em 23/08/10
Fonte: whiplash.net

O lançamento de um novo disco do IRON MAIDEN, como sempre, é um evento à parte no cenário do heavy metal mundial. Cabe nos dedos de uma mão (e sem usá-los todos) o número de bandas dentro do rock pesado capazes de provocar semelhante mobilização, polêmica e paixão. Dezenas de resenhas são escritas e publicadas nos mais variados veículos e a velha discussão acerca do álbum, das expectativas geradas e das impressões sobre o mesmo tomam conta das rodas de conversa, dos fóruns de internet e de qualquer outro lugar onde se possa reunir um grupo de rockeiros. Este redator inclusive foi mais um a fazer um review sobre o trabalho. No entanto, quando se escreve uma análise sobre determinado disco, acaba havendo a necessidade de obedecer algumas regras de escrita e se ater ao objeto que está sendo avaliado. Com isso, por mais que se tente dar ao texto um caráter despojado ou mais abrangente, ele normalmente ainda guarda uma certa formalidade. Hoje, o que será tentado aqui é uma conversa informal, sem a necessidade de seguir muitas regras e onde o objetivo não será a análise do disco, mas observar as reações que ele tem provocado entre os fãs e tentar entender por que o Maiden causa tanta polêmica.

Existe uma coisa que tem grande chance de acontecer (ou o melhor seria dizer ‘não acontecer’): se já houve um momento onde os álbuns do Iron Maiden eram unanimidade entre seus fãs, se esse dia realmente já existiu, como lá nos tempos de “Piece Of Mind” e “Powerslave”, já que nem o “The Number Of The Beast” foi unanimidade em seu lançamento, é bem possível que esse momento nunca mais volte a ocorrer, independente do que a banda lançar. E isso tem tão grandes chances de acontecer por um motivo simples: hoje o Iron Maiden trabalha para tipos diferentes de fã em sua essência, que guardam entre si como característica comum apenas o fato de serem admiradores do gênero musical heavy metal.

Você já deve ter lido ou ouvido em algum lugar que o grupo inglês não tem grande variabilidade em sua música, que faz sempre o mesmo tipo de som, que nunca inova, etc. Quem diz isso baseia-se no fato de suas canções seguirem progressões harmônicas muito semelhantes entre si, além de eles sempre introduzirem algumas características básicas, que definem o seu som, como as guitarras dobradas, o baixo e os riffs galopantes, a marcação típica da bateria. Ledo engano. Embora tudo isso seja correto, se há alguém no metal que tem trabalhos totalmente variados em sua discografia, por mais que possam parecer semelhantes entre si, esse alguém é o Iron Maiden. Cada disco deles tem uma característica, um clima e uma identidade próprias. Por isso mesmo, a banda conseguiu e ainda consegue atingir um número tão grande de pessoas. Afinal, se você ouvir “Killers”, “Somewhere In Time”, “Fear Of The Dark” e “The X Factor”, perceberá que são títulos de um mesmo grupo, mas ao mesmo tempo são tão distintos.

Onde se quer chegar com isso tudo? Hoje, pode-se dizer que o Maiden tem três tipos básicos de fãs, divididos em outros subtipos. Há aqueles que se amarram no som antigo de Steve Harris e cia e que têm grandes dificuldades em se acostumar com a nova tendência de sonoridade adotada pelo conjunto nesses últimos anos. Existem aqueles (sim, eles existem e não são tão poucos assim) que consideram a banda hoje muito mais madura e com uma sonoridade muito mais rica e complexa do que em outros tempos. E também temos os que admiram todas as fases do agora sexteto, esses normalmente dando alguma preferência aos chamados ‘golden years’, mas também valorizando muito a fase atual. Fora isso, podemos fragmentar ainda mais a coisa, já que cada fase específica também tem seus fãs radicais bem como seus detratores. Há quem considere a crueza, a brutalidade e a energia quase punk dos tempos de Paul Di’Anno como o verdadeiro Maiden. Talvez a maioria curta mais a usina de heavy metal dos primeiros anos de Bruce Dickinson e do trio “The Number”, “Piece Of Mind” e “Powerslave”. Outros ampliam essa fase para o metal elaborado e cheio de novos elementos da segunda metade da década de 80, com “Somewhere In Time” e “Seventh Son Of A Seventh Son”. Depois, veio o período hard/heavy de “No Prayer For The Dying” e “Fear Of The Dark”. De forma inesperada, chegou ao mundo a controversa ‘era Blaze’, com seu tom sombrio e introspectivo. Pra encerrar, a volta de Dickinson e do guitarrista Adrian Smith inaugurou uma nova fase, calcada num som mais cadenciado e com mais influências progressivas.

A banda conseguiu angariar novos adeptos para suas fileiras em cada uma de suas obras. É lógico que um fã conhece um artista por um disco, seja ele qual for, e depois acaba descobrindo o restante do material do grupo em questão. Só que a Donzela, a cada novo lançamento, parecia e parece conquistar uma nova horda de seguidores. Portanto, a conclusão a que se chega é de que se não houvesse grandes doses de talento em cada um desses discos eles não seriam capazes de renovar por três gerações sua legião de fãs. Aí eu pergunto (e o leitor me permita passar o texto agora para primeira pessoa): como agradar ao mesmo tempo a tanta gente, que se identifica com fases tão distintas de uma mesma banda? Por isso mesmo, será bem difícil para o ‘coitado’ do Iron voltar a ser uma unanimidade mesmo entre sua base de fãs. A minha opinião sobre o mais recente disco eu já dei em outro texto. Não estou aqui hoje para discuti-lo, mas para levantar para discussão todas as polêmicas que hoje se suscita baseando-se nele. Só que não estão de todo errados aqueles que argumentam, como já vi aqui mesmo algumas vezes, que se há gente que considera que o grupo tem cometido equívocos há uns vinte anos, por que continuar seguindo-o depois de tanto tempo.

O Maiden ‘das antigas’ também tinha músicas bem trabalhadas, melodiosas, com mudanças de tempo, cheias de variações, e tudo isso atraía (e atrai até hoje) um contingente enorme de headbangers. Todavia, o que parecia ser mais sedutor no som da banda era seu ritmo acelerado, sua energia descomunal e a empolgação que isso conseguia despertar no ouvinte. O som dos últimos anos cada vez mais se caracteriza por um cuidado maior nos arranjos, por uma maior complexidade e também por uma maior cadência. É uma música mais lenta, mais reflexiva, que reflete mais as influências que os integrantes da banda têm de um som progressivo, aparentemente feito mais para se contemplar do que para se agitar.

Nada disso seria problema se esses fãs hoje não promovessem discussões infindáveis e quase que uma guerra entre os que gostam dessa nova fase do grupo e os que a consideram fraca, enjoativa e sem inspiração. Isso acontece já faz um bom tempo e o lançamento de “The Final Frontier” é apenas mais uma oportunidade de se observar toda a polêmica. A pergunta que se faz é: quem tem razão nessa história toda?

E a resposta é muito simples: ninguém. Em algumas situações pode ser observado que algumas pessoas chegam a se incomodar de verdade com a opinião de outras. É como se todo fã da banda fosse obrigado a gostar de tudo o que eles lançam e, no caso de não gostar, esse mesmo fã fosse alguém incapaz de evoluir, apegado a um passado que não volta mais e para quem qualquer coisa lançada pelo sexteto inglês jamais será satisfatória, por melhor que seja. Da mesma forma, a lógica inversa também é válida. Temos gente que não admite que a Donzela possa agradar a tanta gente com essa nova proposta, como se ela fosse realmente ruim. Daí, passa a se considerar que aquele que aprecia os novos sons do conjunto seja algum fanático, incapaz de perceber os defeitos de sua banda favorita e para quem qualquer ‘porcaria’ que os caras coloquem no mercado é uma obra perfeita.

Ora, nem um lado e nem o outro têm razão, ainda mais quando levamos em conta o que foi discutido há pouco sobre a banda atrair perfis de público variados dentro do metal. É salutar e necessário que as pessoas tenham opiniões diversas, que tenham o direito de expô-las e que tenham lugar para fazer isso, bem como citar os motivos que as fazem achar algo bom ou ruim. No entanto, discordar de alguém nem sempre é veredicto de que o outro esteja errado, ainda mais em se tratando de algo tão pessoal quanto ouvir música. Um disco ou uma música podem e irão mexer com várias pessoas e não conseguirão produzir o mesmo efeito em inúmeras outras. Quem garante que se o Maiden lançasse hoje um novo “The Number Of The Beast” não iria aparecer alguém pra dizer que deram um passo atrás, que abortaram uma tendência de modernidade que estavam seguindo, que tentam sem o mesmo brilho copiar o passado, dentre outros argumentos? Afinal de contas, existe aquela história do gosto, que diz que cada um tem o seu. E é irônico pensar que na eventualidade de um novo show da banda, todos esses que tanto discordam entre si estarão enfileirados lado a lado, muitas vezes abraçados, cantando a plenos pulmões músicas que agora um exalta e o outro desdenha.

Por tudo isso, caro leitor, você deve ter percebido que o objetivo hoje não foi tomar partido seu ou daquele que discorda de você, mas provocar ambos. É lógico que pode acontecer, mas sinceramente não sei se o Iron Maiden lançará algum dia uma nova obra que agrade todo mundo e que não suscite essas discussões que vemos por aí todo santo dia. A banda já não é mais apenas uma banda, é uma instituição, e chega a tanta gente de características diversas que será complicado saciar todas as suas camadas de fãs com a mesma eficiência. Discuta (no bom sentido da palavra), argumente, mas não perca de vista o respeito pela opinião e pelo gosto do outro, até porque normalmente as pessoas não mudam de ideia pelo que ouvem de alguém e, sim, por aquilo que elas mesmas vão descobrindo.
Ir para o topo Ir para baixo
https://ironmaiden.forumeiros.com/portal.htm
Fernando "Ilúvatar"
ADMINISTRADOR
Fernando


Número de Mensagens : 2096
Pontos : 6939
Reputação : 16
Data de inscrição : 20/01/2008
Idade : 41
Localização : Valinor

Iron Maiden: por que tanta polêmica entre os fãs? Empty
MensagemAssunto: Re: Iron Maiden: por que tanta polêmica entre os fãs?   Iron Maiden: por que tanta polêmica entre os fãs? Icon_minitime1Seg Ago 23, 2010 8:24 pm

Achei muito interessante as palavras do Ronaldo Costa.

É um texto longo, mas vale a pena ler
Smile
Ir para o topo Ir para baixo
https://ironmaiden.forumeiros.com/portal.htm
the pilgrim




Número de Mensagens : 1922
Pontos : 7508
Reputação : 23
Data de inscrição : 30/05/2009

Iron Maiden: por que tanta polêmica entre os fãs? Empty
MensagemAssunto: Re: Iron Maiden: por que tanta polêmica entre os fãs?   Iron Maiden: por que tanta polêmica entre os fãs? Icon_minitime1Seg Ago 23, 2010 9:36 pm

semana que vem quando eu tiver na metade do texto eu digo minha opinião
Ir para o topo Ir para baixo
-Perry.

-Perry.


Número de Mensagens : 376
Pontos : 5378
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 27

Iron Maiden: por que tanta polêmica entre os fãs? Empty
MensagemAssunto: Re: Iron Maiden: por que tanta polêmica entre os fãs?   Iron Maiden: por que tanta polêmica entre os fãs? Icon_minitime1Ter Ago 24, 2010 5:02 pm

Cara, eu concordo com bastante coisa ai. Tem fãs que só gostam do Maiden em fase tal, outros que estão gostando da fase nova e etc. O exemplo do The Number Of the Beast é bem real até. . . O caso aconteceu com o No Prayer For The Dying. É um albúm excelente, que contém faixas cruas como nos primeiros albuns, mas que é ignorado por muitos por não ter sintetizadores e aquelas coisas todas do Seventh Son ou do Somewhere.

Sinceramente, o que eu mais gosto no Iron Maiden é sua grande disposição de diferentes tipos de som. Quando se quer algo mais trabalhado, porém animante, nada melhor que o Seventh. Algo mais pesado, Powerslave. Algo mais progressivo? A Matter.

Cada CD deles têm um tom diferente, o que não deixa a banda enjoativa, diferente de muitas que ficam sempre seguindo o mesmo "tipo" de música. Iron varia, e é isso que eu gosto deles.

Sobre a nova fase, estou gostando bastante dela. Brave New World é incrivel, assim como Dance Of the Death - que para mim é um disco bem pesado até - o The Final Frontier, nossa, as faixas dele abordam conteudos interessantes e não deixam a desejar. Eu não gostei mesmo do A Matter, tem músicas que metade delas poderiam ser cortadas para que finalmente ficassem interessante para mim. Essa é minha opinião, ok?

Bem, é isso.
Ir para o topo Ir para baixo
The Mechanix

The Mechanix


Número de Mensagens : 1915
Pontos : 6646
Reputação : -37
Data de inscrição : 27/07/2008
Idade : 34
Localização : Rio de Janeiro

Iron Maiden: por que tanta polêmica entre os fãs? Empty
MensagemAssunto: Re: Iron Maiden: por que tanta polêmica entre os fãs?   Iron Maiden: por que tanta polêmica entre os fãs? Icon_minitime1Ter Ago 24, 2010 5:54 pm

Na minha opinião eu sou um fã do iron maiden que prefere a fase atual da banda apesar de eu ter começado a ouvir as musicas da fase antiga. Mais é claro que nunca possamos esquecer os clássicos da era antiga The Number of The Beast e Piece Of Mind pra mim são albuns de um Iron Maiden em ascenção, Agora albuns espetaculares que nunca serão superados pra mim são 7th son of a 7th son é o melhor trabalho do Iron Maiden e o Somewhere in Time que é bem diferente dos albuns anteriores da época...Agora a fase nova são albuns que melhoram a cada lançamento o Brave New world é Brilhante, Dance of Death tem uma criatividade incrível e o A Matter of Life and Death supera qualquer album da discografia antiga do maiden menos os dois que citei á cima, The Final Frontier veio pra somar e também gosto muito dele apesar e ser um lançamento recente... No momento realmente não tem como agradar todo mundo a cada album lançado sempre haverá alguem que prefere uma fase que lhe agrade o Iron Maiden é banda que varia muito seu estilo. Tem pessoas que pensa que eles sempre fazem o mesmo som, creio que nunca escutaram 3 albuns apenas pra ver que isso não é verdade... o que eu espero é que sempre continue inovando seu som e que nunca retroceda as albuns anteriores pois será um grande erro...assim como em No prayer for the dying eu não critico o album mais depois de grandes turnês e grandes albuns fazer retroceder ao estilo antigo foi um grande erro na época.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.brucedickinson.forumeiros.com
-Perry.

-Perry.


Número de Mensagens : 376
Pontos : 5378
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 27

Iron Maiden: por que tanta polêmica entre os fãs? Empty
MensagemAssunto: Re: Iron Maiden: por que tanta polêmica entre os fãs?   Iron Maiden: por que tanta polêmica entre os fãs? Icon_minitime1Qua Ago 25, 2010 1:48 pm

Com certeza. . . O No Prayer é um album que não deixa a desejar demais. Se acha que deixa a desejar pelos efeitos, então os 3 primeiros albuns do Maiden também deixam a desejar.

Concordo que foi algo meio bobo voltar a "raiz" quando já estavam lançando albuns muito bem trabalhados, mas poxa. . . Tailgunner, Bring Your Daughter, Holy Smoke, No Prayer e Public Enema para mim são faixas excelentes.
Ir para o topo Ir para baixo
Metal

Metal


Número de Mensagens : 97
Pontos : 5216
Reputação : 2
Data de inscrição : 02/05/2010
Idade : 30
Localização : Bom Jardim-PE

Iron Maiden: por que tanta polêmica entre os fãs? Empty
MensagemAssunto: Re: Iron Maiden: por que tanta polêmica entre os fãs?   Iron Maiden: por que tanta polêmica entre os fãs? Icon_minitime1Sex Ago 27, 2010 7:17 pm

Minha opinião é que o Maiden inova, vem buscando mudar, traz
mais complexidade a sua música, não se deixa cair na mesmice. Comecei a ouvir
iron a uns 4 anos, mas comecei ouvindo músicas como Aces High, Flight of the
icarus, the number of the beast, powerslave, the trooper, e depois fui buscando
novas músicas, cheguei a fase atual do maiden e não me decepcionei, pelo contrário
pude observar que o iron maiden evoluiu, se modificou. Isso tudo só me fez
gostar mais e mais do maiden. Escuto álbuns da fase ‘golden years’ e da fase
atual normalmente, gostei muito do the final frontier e espero que a banda
continui inovando e evoluindo cada vez mais.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Iron Maiden: por que tanta polêmica entre os fãs? Empty
MensagemAssunto: Re: Iron Maiden: por que tanta polêmica entre os fãs?   Iron Maiden: por que tanta polêmica entre os fãs? Icon_minitime1

Ir para o topo Ir para baixo
 
Iron Maiden: por que tanta polêmica entre os fãs?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Manowar: polêmica com fãs do Maiden no Brasil
» IRON MAIDEN
» Albun Iron Maiden!
» Aria vs Iron Maiden
» IRON MAIDEN

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Infinite Dreams - Maior fórum brasileiro do Maiden :: - IRON MAIDEN :: - Maiden World-
Ir para: